quarta-feira, 16 de janeiro de 2008

Dionéia



A DIONÉIA
A dionéia é uma planta carnivora que pega e digere presa animal (normalmente insectos e aracnídeos). A estrutura de captura é formada por dois lóbulos unidos pela base e presos na ponta de cada uma das folhas. A planta também é conhecida como Vénus papa-moscas, em alusão à deusa grega do amor e da fertilidade.

DESCRIÇÃO
A planta tem a forma de uma pequena roseta com cerca de quatro a sete folhas, que brotam de um curto caule subterrâneo. Cada folha chega a cerca de três a sete centímetros, dependendo da época do ano, folham mais longas são geralmente formadas após a floração.

MECANISMO DE CAPTURA
A Dionéia é uma das poucas plantas capazes de movimento vegetal, como a Dormideira e a Drosera.
O mecanismo pelo qual a armadilha dispara envolve uma complexa interacção entre elasticidade, turgidez e crescimento. Quando aberta, a armadilha é convexa, mas quando activada, ela se torna côncava.
É a rápida alternância desses estados que fecha a armadilha, embora a forma exacta como isso ocorre ainda seja mal compreendida.
Quando os pêlos de disparo são estimulados, um impulso (envolvendo principalmente iões de cálcio) é gerado, que se propaga através da armadilha e estimula células dos lóbulos e do fulcro entre eles. O que esta estimulação faz ainda é objecto de especulação: células nas camadas externas dos lóbulos e do fulcro podem rapidamente segregar protões em suas paredes celulares, afrouxando-as e permitindo que inchem rapidamente via osmose; ou então células na parede interna da armadilha podem segregar outros iões, permitindo que a água saia em seguida, fazendo tais células entrarem em colapso.Talvez algum, ambos ou nenhum desses mecanismos seja o responsável por fechar a armadilha.
Se a presa for incapaz de escapar, seus movimentos continuarão a estimular os pelos de disparo, o que fará com que a armadilha se feche com mais força, de maneira quase hermética, permitindo então que o processo de digestão comece (na ausência desse estímulo adicional, a armadilha se abre, possivelmente como forma da planta evitar o esforço de digerir uma pedra ou uma presa que escapou). A digestão é catalizada por enzimas segregadas por glândulas nos lóbulos, e dura aproximadamente 10 dias. Após esse período, a presa está reduzida a um exoesqueleto de quitina. A armadilha então se abre, pronta para ser reutilizada embora raramente ela vá digerir mais de três insectos antes de ser inutilizada, ficando permanentemente aberta e ocupando-se apenas da fotossíntese.

HABITAT
A Dionéia é encontrada em pântanos pobres em nitrogénio no sudeste dos Estados Unidos, principalmente no raio de 160 quilómetros de Wilmington, Carolina do Norte. A colecta de plantas in natura é fortemente restringida por leis estaduais e federais, devido a pequena extensão do seu habitat. O solo pobre em nutrientes é a razão pela qual a planta evoluiu para ter armadilhas tão elaboradas: os insectos fornecem o nitrogénio usado para formar proteínas, papel que o solo onde a planta cresce não cumpre como deveria.

Resposta à sondagem!

Em que altitudes vive o Leopardo das neves?
R: 3ooo e 6000 metros de altitude.

quarta-feira, 9 de janeiro de 2008

Leopardo das neves

Nome Científico: Panthera uncia

Nome em Inglês: Snow Leopard

Filo: Chordata

Classe: Mammalia

Ordem: Carnívora

Familia: Felidae

CARACTERÍSTICAS:
Comprimento: até 1,50 metro, mais 1 de caudaAltura: até 70 cm

Peso: até 80 Kg

Período de gestação: cerca de 90 dias. Três filhotes em média por ninhada.



A pelagem do leopardo das neves é muito mais bela do que a de qualquer outro leopardo. A pele é macia e espessa, de pelos longos e sedosos, com uma lanugem na base.
As manchas são de cores delicadas. Imagine quantos animais devem ser sacrificados para cada casaco de pele! Costuma-se pensar que quatro seriam suficientes, mas não é assim. Para obter-se quatro couros sem cicatrizes e cujas manchas combinem em forma e em cor, dezenas de animais devem ser mortos. A moda é inimiga do leopardo.
A existência da espécie está ameaçada e sua caça foi restrita, embora ainda continue. Nos Estado Unidos a importação de casacos feitos com peles dos grandes felinos é ilegal. O leopardo das neves leva uma vantagem sobre os demais habitat é de difícil acesso. Ele vive em grandes altitudes, entre 3 000 e 6 000 metros, nos Himalaias e nas montanhas do norte da China.
Seus hábitos são os mesmos dos demais leopardos, mas ele usa a sua pelagem para camuflar-se na neve. Deita-se sobre um rochedo ou ramo baixo à espera da presa e salta sobre ela quando ela passa.

Resposta á sondagem!

Quais são os tipos de cancro que o tabaco pode causar?
R: Lingua, Lábio e Pulmões.

Ficamos muito desiludidos por não terem respondido á nossa sondagem. Isto mostra que não têm interesse pelo trabalho dos outros.