quarta-feira, 16 de janeiro de 2008

Dionéia



A DIONÉIA
A dionéia é uma planta carnivora que pega e digere presa animal (normalmente insectos e aracnídeos). A estrutura de captura é formada por dois lóbulos unidos pela base e presos na ponta de cada uma das folhas. A planta também é conhecida como Vénus papa-moscas, em alusão à deusa grega do amor e da fertilidade.

DESCRIÇÃO
A planta tem a forma de uma pequena roseta com cerca de quatro a sete folhas, que brotam de um curto caule subterrâneo. Cada folha chega a cerca de três a sete centímetros, dependendo da época do ano, folham mais longas são geralmente formadas após a floração.

MECANISMO DE CAPTURA
A Dionéia é uma das poucas plantas capazes de movimento vegetal, como a Dormideira e a Drosera.
O mecanismo pelo qual a armadilha dispara envolve uma complexa interacção entre elasticidade, turgidez e crescimento. Quando aberta, a armadilha é convexa, mas quando activada, ela se torna côncava.
É a rápida alternância desses estados que fecha a armadilha, embora a forma exacta como isso ocorre ainda seja mal compreendida.
Quando os pêlos de disparo são estimulados, um impulso (envolvendo principalmente iões de cálcio) é gerado, que se propaga através da armadilha e estimula células dos lóbulos e do fulcro entre eles. O que esta estimulação faz ainda é objecto de especulação: células nas camadas externas dos lóbulos e do fulcro podem rapidamente segregar protões em suas paredes celulares, afrouxando-as e permitindo que inchem rapidamente via osmose; ou então células na parede interna da armadilha podem segregar outros iões, permitindo que a água saia em seguida, fazendo tais células entrarem em colapso.Talvez algum, ambos ou nenhum desses mecanismos seja o responsável por fechar a armadilha.
Se a presa for incapaz de escapar, seus movimentos continuarão a estimular os pelos de disparo, o que fará com que a armadilha se feche com mais força, de maneira quase hermética, permitindo então que o processo de digestão comece (na ausência desse estímulo adicional, a armadilha se abre, possivelmente como forma da planta evitar o esforço de digerir uma pedra ou uma presa que escapou). A digestão é catalizada por enzimas segregadas por glândulas nos lóbulos, e dura aproximadamente 10 dias. Após esse período, a presa está reduzida a um exoesqueleto de quitina. A armadilha então se abre, pronta para ser reutilizada embora raramente ela vá digerir mais de três insectos antes de ser inutilizada, ficando permanentemente aberta e ocupando-se apenas da fotossíntese.

HABITAT
A Dionéia é encontrada em pântanos pobres em nitrogénio no sudeste dos Estados Unidos, principalmente no raio de 160 quilómetros de Wilmington, Carolina do Norte. A colecta de plantas in natura é fortemente restringida por leis estaduais e federais, devido a pequena extensão do seu habitat. O solo pobre em nutrientes é a razão pela qual a planta evoluiu para ter armadilhas tão elaboradas: os insectos fornecem o nitrogénio usado para formar proteínas, papel que o solo onde a planta cresce não cumpre como deveria.

2 comentários:

Paula, Ednilze, Denise, Mauro disse...

Obrigado pela critica, mas se vocês compreendessem o texto minimamente deveriam ter notado que a formação da frase está correcta ! Por tanto tenham atenção á leitura. :)

Andreia F, Feliciana, Fabio, Andreia M. disse...

Gostamos extremamente deste Artigo, porque contem informação preciosa como por exemplo o habitat da dioneia e o seu alimento entre outros.
:)